Retentor – Tipos de Materiais

De que material o retentor é construído ?

I-Borracha Nitrílica (N)cor azul ou preta – Material resiste –  Gasolina  Óleo Diesel e Água
Material não resiste – Fluidos de freio  Benzol e Toluol

Aplicação –  Eixo piloto do câmbio  Máquinas em geral   Direções hidráulicas
Temperatura máxima suportada –  Óleo de motor ou câmbio (110º C)  Graxa (90ºC).

II – Borracha Poliacrílica (P) – cor preta – Material resiste – Óleos aditivados  Termicamente superior a Borracha Nitrílica.
Material não resiste – Água

Aplicação –  Eixo comando de válvulas   Virabrequim parte dianteira e Câmbio
Temperatura máxima suportada – Câmbio (120º C)   Motor (130ºC)

III – Borracha Silicone (S) – cor vermelha ou cinza –Material resiste – óleo e água. Temperaturas de -50ºC à 150ºC.
Material não resiste –  Óleo hipóide – Gasolina (inchamento).   Manuseio incorreto devido a sensibilidade do lábio de vedação .
Aplicação – Virabrequim e Câmbios automáticos

Temperatura máxima suportada – Câmbio automático (130ºC)  Motor (150ºC)

IV – Borracha Viton (V) – cor marrom -Material resiste –  Alta resistência química – Óleo de motor
Óleo de câmbio hipóide – Óleos ATF
Aplicação –  Motor -Câmbio -Eixo.

Temperatura máxima suportada -Motor, câmbio e eixo (180ºC)

IV – PTFE (Politetrafluoretileno) – cor beje conhecido como Teflon

Material resiste – Alta resistência química – Óleo de motor inclusive base sintética  Óleo de câmbio hipóide  Óleos ATF

Aplicação – Motor

Temperatura máxima suportada – Motor, câmbio e eixo (200ºC)